
Fundado o Clube buscou, então, Leopoldo Geyer a venda de títulos patrimoniais, reunindo assim, os recursos necessários ao ressarcimento do que fora gasto na compra da chácara e os custos complementares. No ano seguinte, já o Clube, mostrando vitalidade, inaugurava um trapiche de concreto com 60 metros de comprimento, possibilitando assim, através de um guincho, que barcos de maior porte pudessem ser colocados na água. O Clube, logo após, adquiriu outra chácara contígua possibilitando a construção de duas canchas de tênis e mais pavilhões para guarda de barcos.Na década de 40, o Jangadeiros teve uma boa atividade esportiva e social, mas seu fundador sentiu que havia necessidade de injeção de sangue novo, já que a faixa etária dos sócios fundadores era relativamente elevada. Criou,
então, o grupamento “Filhotes dos Jangadeiros”, em 1947, responsável por uma verdadeira revolução na vida do Clube, já que, além de fornecer o material humano para a área esportiva, transformou-se, por ter diretoria própria, em uma “fábrica” de futuros dirigentes do Clube, possibilitando que a partir da década de 50 a renovação chegasse também na diretoria e no conselho deliberativo.
Na década de 50, o Jangadeiros viveu período áureo em sua área esportiva. Começou a amealhar títulos nacionais nas classes Sharpie e Snipe e iniciou trajetória internacional, o que se transformaria, posteriormente, em sua marca registrada. Esta intensa atividade deu ao Jangadeiros a autoridade para sediar, em 1959, o Campeonato Mundial de Snipes, a primeira competição deste porte realizada no Hemisfério Sul. O sucesso do evento, que incluiu a construção de 20 barcos novos, oferecidos aos participantes, abriu as portas para a efetivação de dezenas de grandes competições nacionais e internacionais (mais três campeonatos mundiais foram realizados posteriormente) e serviu como base para o lançamento da Ilha dos Jangadeiros e do ingresso do Clube na vela de Oceano e Cruzeiro. Construída a Ilha dos Jangadeiros, com a liderança de Geraldo Tollens Linck, passou o Clube a viver nova e promissora fase. Na ilha foram implantadas: a pioneira Escola de Vela Barra Limpa, a sede esportiva, junto às piscinas, o parque de vela de competição, a oficina de reparos e manutenção junto ao guindaste, com capacidade de 20 toneladas, os pavilhões e os pátios de lanchas, três rampas de acesso ao rio e quatro trapiches, com um total de mais de 200 embarcações de oceano e cruzeiro, além de canal dragado de acesso ao canal natural do rio.
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